Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Intercâmbio entre duas entidades: Universidade Sénior de Machico e Ginásio de São Martinho

      Foi através da solicitação feita pelo Ginásio de São Martinho à Universidade Sénior de Machico (USM) de uma visita aos locais históricos de Machico que se realizou no passado dia 29 de Maio, pelas 10h00min, um Roteiro Cultural em Machico.


      A USM desafiou alguns dos seus formandos da Oficina de Informática em conduzir os visitantes pelos locais eleitos para o Roteiro Cultural por Machico. Sem hesitar os formandos da USM aceitaram o convite e fizeram um belo trabalho! Este roteiro contou com quatro locais da Freguesia de Machico, recheados de história.

      Primeiramente os seniores da USM conduziram os cerca de setenta (70) visitantes ao Núcleo Museológico Solar do Ribeirinho e à Capela de São Roque. Após estes dois pontos visitados, e aproveitando o lindo dia e a paisagem que os envolvia sobre a baia de Machico, no Caminho de São Roque, aproveitaram para descansar um pouco e fazer um pequeno lanche. Os utentes do Ginásio de São Martinho, como forma de gratidão aos seniores da USM e pela amabilidade com que foram recebidos, partilharam o seu lanche.

      Após alguns momentos de descanso voltámos ao caminho dirigindo-nos ao Núcleo Museológico da Junta de Freguesia de Machico onde os visitantes puderam desfrutar de uma apresentação do Núcleo e das instalações da Junta de Freguesia de Machico, realizada pelo Sr. Presidente Ricardo Sousa.

      Esta manhã cultural foi finalizada com uma visita ao Forte da Nossa Senhora do Amparo.

      Proporcionar a visita a alguns dos pontos históricos de Machico, e oferecer convívio e partilha de saberes, foram os principais objectivos do Intercâmbio entre a Universidade Sénior de Machico e o Ginásio de São Martinho.

     Pensamos que o intercâmbio entre diferentes instituições é benéfico no sentido que aumenta as relações sociais, promove novas amizades, favorece a partilha de saberes e a troca de informações. É necessário não restringir a partilha e o diálogo somente a um grupo, mas sim alargar horizontes e favorecer o convívio com diferentes grupos.Este Roteiro revelou-se uma actividade a repetir. Sendo que deste convívio já foi proposto à USM uma visita às instalações do Ginásio de São Martinho.

Sandra Carvalho
 

Recepção calorosa dos séniores da USM


Chegada do Grupo à Capela de São Roque


Núcleo Museológico da Junta de Freguesia de Machico


Utentes da USM e do Ginásio de São Martinho

Sem comentários:

Enviar um comentário