Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ronda aos Presépios

São muitos os locais que acolhem presépios que atraem centenas de visitantes de toda a ilha e também turistas. No passado dia 05 de Janeiro a Junta de Freguesia de Machico organizou uma visita aos Presépios mais característicos da região.
Saímos de Machico por volta das 09h:00m com destino à Ponta do Sol. Chegados lá visitámos a exposição “ O Mundo em Presépios” que se encontra no Centro Cultural John dos Passos. Esta exposição apresenta uma colecção privada de Maria do Carmo Santos adquirida ao longo dos anos. A exposição dispõe de presépios oriundos da Madeira, Espanha, França, Itália, Suécia, Dinamarca, EUA, México, República do Zaire, Peru, Angola, Rússia, Áustria, Alemanha, entre outros.
De seguida fomos até ao Largo do Pelourinho visitar o presépio que se encontra ao ar livre e o da Igreja. Depois fomos até à Ribeira Brava visitar os presépios do Mercado Municipal da Ribeira Brava, da Câmara Municipal da Ribeira Brava e da Igreja. Alguns visitaram o presépio do Museu Etnográfico da Ribeira Brava.
Depois fomos até à Serra d´Água ver o presépio que lá se encontra e seguimos para o almoço na Encumeada. Após o almoço as pessoas dirigiram-se para a pista de dança, mas o bailarico teve de ser rápido para termos tempo de visitar os restantes presépios que estavam agendados para o dia.
A tarde foi longa e deu para visitar o magnífico presépio da Casa de Saúde S. João de Deus que conta com imagens à escala real. Em seguida fomos até São Roque para visitar o presépio do Galeão que não é à toa que é considerado a maior lapinha tradicional da região.
Envoltos nesta magia dos presépios, antes do regresso a Machico, passámos na baixa do Funchal que, nesta época, parece um presépio tradicional ao ar livre.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário