Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

segunda-feira, 8 de março de 2010

I Encontro da Educação “Agir juntos na construção de uma cidadania partilhada”

A Junta de Freguesia de Machico tem a honra de convidar V. Ex.ª e família a participar no I Encontro da Educação “Agir juntos na construção de uma cidadania partilhada”, que se realiza no próximo dia 12 de Março, sexta-feira, pelas 19h:00min, no Fórum Machico. Compareça!

Programa
19h:00min - Concerto dos alunos das escolas e infantários de Machico
19h:15min - Apresentação dos objectivos do I Encontro de Educação
19h:30min - Palestra: Dr. Ivo Nunes, Psicólogo
20h:00min - Debate
20h:30min - Encerramento

“Agir juntos na construção de uma cidadania partilhada”

De entre as diversas possibilidades de opção para uma formação permanente, chamou-nos à atenção este tema. Parece-me urgente que os agentes educativos reflictam seriamente esta temática que diz respeito a todos os que habitam esta “aldeia” (o mundo é uma “pequena aldeia” – “aldeia global”) mas particularmente a Família, a Escola e a Sociedade.
Se a definição de pessoa é “um ser em relação”, então parece-me importante que cada um saiba estar na sociedade de uma maneira socialmente humanizante. Daí ter-nos interessado escolher este tema para uma acção de formação.
Mas poderemos fazer uma simples pergunta: porque é que toda a gente se lembrou agora de que é preciso educar as nossas crianças e os nossos jovens para a cidadania? Ele são os apelos da UNESCO, são os relatórios do Parlamento Europeu, é o nosso Governo que, em 99, contemplava especificamente a educação para a cidadania como uma área curricular não disciplinar, coordenada pelo director de turma...
Tentaremos abordar esta temática envolvendo todos os agentes participantes: a Família, a Escola e a Sociedade...

Organização
Junta de Freguesia de Machico
Delegação Escolar de Machico
EB1/PE de Machico
EB1/PE de Maroços
EB1/PE de Ribeira Seca
Escola da Quinta de Sant’Ana – Externato
Infantário O Barquinho
Infantário Rainha Santa Isabel