Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

sexta-feira, 23 de março de 2012

Junta de Freguesia de Machico Organiza Passeio Comemorativo do dia Internacional da Mulher

A Junta de Freguesia de Machico promoveu e organizou, no dia 8 de Março de dois mil e doze, um passeio comemorativo do Dia Internacional da Mulher. Esta iniciativa teve como objetivo consciencializar a população da Freguesia de Machico acerca do valor da mulher e da importância do papel assumido pela mesma na sociedade contemporânea. 
O evento contou com a participação de um grupo de mulheres do referido Conselho, das seniores provenientes do Centro Social das Preces, de um grupo de alunas que frequentam a Universidade Sénior de Machico, e respectivas acompanhantes.
O programa alusivo ao passeio pela Ilha comtemplou uma visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace, no Monte. Almoço e animação no Restaurante Encumeada, bem como uma visita ao Museu do Vinho e da Vinha, em São Jorge.














sexta-feira, 16 de março de 2012

Sessão Teórico Prática de PNF - Chi na Junta de Freguesia de Machico

No dia dois de Março de dois mil e doze teve lugar, na sala de Atividades Culturais da Junta de Freguesia de Machico, uma sessão de PNF- CHI – “the art of balance” dirigida ao público em geral deste Conselho. “O PNF- Chi utiliza movimentos lentos, contínuos e em espiral, permitindo ao praticante desfrutar uma experiência sensorial e integrativa do movimento que induz o relaxamento”.
O evento promovido e organizado pela Junta de Freguesia de Machico teve colaboração do Centro Terapêutico de Machico e foi proferido pela Fisioterapeuta, Dra. Carla Luís, que ficou responsável pela divulgação da importância desta prática e os seus benefícios associados.
Esta iniciativa foi bem acolhida pela comunidade sénior que se mostrou muito atenta e participativa ao longo da sessão teórico/ prática.







Abertura do V Curso da Oficina de Pintura em Tecido, da Universidade Sénior de Machico

Procedeu-se à abertura, no dia um de Março de dois mil e onze, do V Curso da Oficina de Pintura em Tecido, da Universidade Sénior de Machico.
O Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Machico, Dr. Ricardo Sousa, dirigiu-se à Sala de Atividades Culturais da Junta de Freguesia de Machico para prestar as “boas vindas” e dar umas palavras de apreço e motivação às alunas e à formadora, Gorete Barreto.
Este primeiro encontro também esteve centrado na partilha de informação entre formadora e formandas, no que se refere ao funcionamento e objetivos da oficina. Não obstante, as alunas aproveitaram para iniciar-se nas pinturas.








Encerramento do IV Curso Oficina de Pintura em Tecido

Procedeu-se, no dia vinte e oito de Fevereiro de dois mil e doze, ao encerramento do IV Curso da Oficina de Pintura em Tecido, da Universidade Sénior de Machico, respeitante à Turma I.
O Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Machico, Dr. Ricardo Sousa, procedeu à entrega formal dos certificados, juntamente com a Formadora Gorete Barreto.
As alunas ofereceram uma flor à Professora, em agradecimento por todo o trabalho desenvolvido no decorrer da Oficina e realizaram um convívio comemorativo que juntou os vários elementos presentes.









quarta-feira, 14 de março de 2012

Encerramento do IV Curso da Oficina de Pintura em Tecido

Deu-se por concluído, no dia vinte e sete de Fevereiro de dois mil e doze, o quarto curso da Oficina de Pintura em Tecido, da Universidade Sénior de Machico, ministrada pela Formadora Gorete Barreto.
Ao longo do decorrer da Oficina, as alunas puderam usufruir de um espaço de convívio, aprendizagem e participação ativa. Tendo-se verificado, na maioria das participantes, o gosto pela técnica da pintura em tecido e a vontade crescente de continuar na Oficina.
O Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Machico, Dr. Ricardo Sousa, dirigiu-se à sala de atividades da Junta de Freguesia de Machico, para proceder à entrega dos certificados juntamente com a formadora.
No final, as alunas realizaram um convívio comemorativo e ofereceram uma prenda simbólica à professora Gorete, em agradecimento pelo trabalho desenvolvido longo do curso.







Oficina das Actividad Lúdico Recreativas- Visita de Estudo à Associação Santana Cidade Solidária

As alunas da oficina das atividades lúdico-recreativas, da Universidade Sénior de Machico, tiveram a oportunidade conhecer, no dia vinte e três de Fevereiro de dois mil e doze, a Associação Santana Cidade Solidária, localizada no sítio do Pico, em Santana.
Os elementos, acompanhadas pela Formadora responsável pela Oficina, Helena Gouveia, e pela Coordenadora da Universidade Sénior de Machico, Maria Viveiros, foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Santana, Dr. Rui Moisés, e pelo Dr. Miguel Pedro, que se encarregaram de realizar a visita guiada.
Ao longo da visita, os elementos puderam conhecer a Associação e o conjunto de atividades que são desenvolvidas, abrangendo estas diversas áreas, que vão desde a “formação profissional e cultura, a inclusão social, a saúde, o desenvolvimento económico local e o empreendedorismo social. Apostando também na valorização dos recursos naturais e patrimoniais de Santana”.
No final da visita, os elementos aproveitaram para passear no centro de Santana e tirar umas fotos.