Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Roteiro Cultural ao Funchal III

Visita



  • Centro Cívico e Cultural de Santa Clara – Universo de Memórias de João Carlos Abreu;


  • Casa – Museu Frederico de Freitas;

     No passado dia 25 de Agosto de 2009, a Junta de Freguesia de Machico promoveu um passeio, no âmbito da Universidade Sénior de Machico (USM), denominado “Roteiro Cultural ao Funchal III” e que contou com a participação de 24 seniores.

     A Casa – Museu Frederico de Freitas e o Centro Cívico e Cultural de Santa Clara – Universo de Memórias João Carlos Abreu, foram os dois espaços culturais visitados e que suscitaram desde o início, um grande interesse e curiosidade dos seniores relativamente aos magníficos objectos de colecção encontrados nestes espaços.

     Ao percorrerem estes dois elegantes “Palacetes”, cuja origem remonta aos séculos XVII e XIX, os seniores da USM tiveram a oportunidade de se deslumbrarem com as diversas colecções legadas à Região Autónoma da Madeira.
     Não só os seniores adquiriram diferentes saberes sobre a cultura madeirense, mas também, através das colecções internacionais, ficaram a conhecer um pouco mais sobre a cultura de diversos países.

     Terminámos o passeio no Jardim Municipal do Funchal para descansarmos e trocarmos algumas ideias relativamente à visita cultural, uma vez que, a Universidade Sénior de Machico, tem como principais objectivos proporcionar aos seus utentes momentos de grande convívio, de alegria e de enriquecimento pessoal.

Carina Silva



Grupo do Roteiro Cultural ao Funchal III



Universo de Memórias João Carlos Abreu



Actividade de Artes Plásticas - Museu Frederico Freitas

domingo, 16 de agosto de 2009

Oficina de Inglês Sénior - Entrega de Certificados

     A Oficina de Inglês Sénior foi mais uma excelente iniciativa da Junta de Freguesia de Machico, inserida no âmbito da Universidade Sénior de Machico (USM) e após 14 horas de formação, ficou concluída a sua primeira fase.

Como tal, na última aula foram entregues aos seniores os certificados de conclusão.

      Tendo em conta que as Oficinas surgem através de um regime de voluntariado, a USM gostaria de expor o seu estimado agradecimento à Professora Vanda Costa que se predispôs a leccionar a Oficina de Inglês Sénior.
      Relativamente aos conteúdos abordados em Inglês gostaríamos de salientar que todos os objectivos foram concretizados com sucesso, nomeadamente: iniciar a aprendizagem de inglês, facilitar e melhorar a comunicação inter-geracional, descobrir, adquirir e/ou desenvolver potencial no uso da língua inglesa e satisfazer curiosidades intelectuais.

      Concluímos deste modo que a Oficina de Inglês Sénior foi sem dúvida muito gratificante para os seniores e, brevemente, os mesmos terão a oportunidade de obter uma continuação.

Carina Silva.