Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

sexta-feira, 24 de abril de 2009

"Gincana Primaveril"

      A Junta de Freguesia de Machico organizou no dia 24 de Abril, pelas 14h:00min, na Praça do Fórum Machico, uma actividade designada “Gincana Primaveril”.


      Tratou-se de mais uma actividade desenvolvida no âmbito da Universidade Sénior de Machico (USM), contando com a presença de seniores de várias instituições da Freguesia de Machico, foram elas: Centro Social e Paroquial da Nossa Senhora das Preces, Santa Casa da Misericórdia de Machico, USM e também um grupo de seniores do Sítio da Ribeira Seca. Participaram catorze (14) grupos, cada um formado por três (3) elementos, num total de aproximadamente meia centena de seniores. Cada equipa possuía um nome de uma flor.

      A “Gincana Primaveril” contou com nove (9) balcões, cada um deles dedicado a um jogo, entre os quais destacaram-se: “Booling”, "Vai e vem da travessa", Disco ao Arco, Bola ao Cesto, Lata Batida, Mímica, “Se a memória não me falha", Jogo das Tradições Orais, e finalmente o jogo final, o Dominó Gigante.
      Os jogos desenvolvidos foram desde lúdicos, de expressão e de comunicação, físicos e cognitivos, tentando reunir assim um pouco de todas as vertentes fundamentais numa actividade deste género.
Acrescente-se que, esta actividade foi apoiada pelo Banif (Banco Internacional do Funchal, S.A.), que gentilmente ofereceu “t-shirts” para os grupos e colaboradores desta actividade.

      Como colaboradores, além das instituições referidas anteriormente, que também contribuirão com a organização desta actividade, a Câmara Municipal de Machico, Biblioteca Municipal de Machico e alguns voluntários: Liliana Vieira e António de Oliveira.

      Alguns dos principais objectivos foram: promover o convívio em grupo, favorecer a troca de ideias no grupo e, essencialmente, oferecer uma tarde diferente aos seniores machiquenses.

      Posteriormente à realização da Gincana Primaveril seguiu-se um lanche e a entrega dos prémios, em que: o 1ºlugar coube ao grupo “Margaridas” (Mª José Martins; Rosa Vasconcelos Vieira e Mª Teresa Alves Ferreira) da Universidade Sénior de Machico; o 2º lugar ao grupo “Sapatinhos” (José Vasconcelos; Maria Teixeira e Salvina Meneses) e o 3ºlugar ao grupo “Rosas” (Mª Lúcia Freitas; Virgínia Nobrega e Carolina Vasconcelos), ambos do Centro Social e Paroquial da Nossa Senhora das Preces.

      Para terminar, podemos acrescentar que esta tarde festiva foi simplesmente extraordinária, todos se divertiram e passaram bons momentos, com muita alegria e um pouco de competição à mistura. Toda a imaginação e criatividade destas gentes foi notada, particularmente, num dos jogos em que poderiam exprimir tudo o que sentiam no momento, o “Jogo das Tradições Orais”, em que esmeraram-se ao construir uma pequena quadra alusiva a Machico. Deixamos aqui alguma da criatividade das nossas gentes.


Somos todos de Machico

Terra encantada

Se não fossem estes jogos

Estava em casa sem fazer nada



Aqui estamos reunidas

Todas cheias de alegria

Muito obrigada senhor

Por este belo dia.



Senhor dos Milagres

Achado no mar

Veio para o mundo

Para nos salvar.



Nesta vila de Machico

Grande tragédia se deu

Foi um grande aluvião

Como nunca aconteceu.



Freguesia de Machico

Uma cidade da Madeira

A senhora da Conceição

É nossa padroeira.



Machico é tão bonito

Pr’a quem sabe apreciar

Tem o Senhor dos Milagres

Onde a gente vai rezar.



Programa

14h:00min – Formação das Equipas

14h:15min – Início da Gincana

16h:00min – Fim da Gincana

16h:30min – Lanche

17h:00min – Entrega de Prémios



Organização

Junta de Freguesia de Machico



Colaboração

Câmara Municipal de Machico

Biblioteca Municipal de Machico

Centro Social da Nossa Senhora das Preces

Santa Casa da Misericórdia de Machico



Patrocínio

Banco Internacional do Funchal, S.A.


Sandra Carvalho.