Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

terça-feira, 26 de julho de 2011

Oficina de Cinema - Visita à Biblioteca Municipal de Machico

No dia vinte e dois de Julho de 2011, no âmbito da Oficina de Cinema decorreu a segunda visita à Biblioteca Municipal de Machico. As alunas, em conjunto com a formadora Maria Viveiros, foram recebidas pela Dra. Isabel Sá, responsável pela coordenação da Biblioteca e pelo Dr. Fábio Ornelas. 
A visita teve como finalidade proporcionar às alunas da Oficina o gosto pela leitura, através da análise e interpretação do conto “A Revelaçãoin Contos da Montanha, de Miguel Torga.
Após a leitura, em diálogo, as alunas realizaram um trabalho em grupo, onde foram desafiadas a redigir um texto sobre as suas interpretações acerca do conto. 






Oficina de Pintura em Tecido

As alunas da turma I da Oficina de Pintura em Tecido, sob a responsabilidade da Formadora Gorete Barreto, já iniciaram os primeiros trabalhos de pintura em tecido. Foi possível observar os primeiros pinturas feitas pelas mesmas, as quais revelaram-se muito atractivas e selectivas.
No decorrer das aulas as alunas têm-se mostrado muito talentosas e com grande empenho e dedicação nos trabalhos que são realizados.






segunda-feira, 18 de julho de 2011

Oficina de Cinema – Visita à Galeria de Arte João Paulo II

No dia doze de Julho de 2011, as alunas da Oficina de Cinema tiveram a oportunidade de visitar a Galeria de Arte João Paulo II, localizada na Paróquia da Nazaré, no Funchal, onde está visível uma Exposição Colectiva sobre “Os Livros da Bíblia”. 
Na chegada à Galeria a formadora, Maria Viveiros, e as alunas foram recebidas pelo Sr. Padre Marcos Pinto, Pároco da Nazaré, que encarregou-se de realizar uma visita guiada e explicou a simbologia ligada aos quadros.
As alunas puderam contemplar e apreender as diferentes formas de expressão artística sobre os livros que compõe a Bíblia Sagrada, que vão desde a pintura, escultura, fotografia, desenho e arte digital.









Oficina de Cinema – Visita ao Museu de Arte Sacra do Funchal

No âmbito da Oficina de Cinema decorreu, no dia sete de Julho de 2011, uma visita de estudo ao Museu de Arte Sacra, localizado na rua do Bispo, no Funchal.
Na chegada ao Museu, as alunas e a formadora responsável pela Oficina, Maria Viveiros, foram recebidas pelo Dr. Martinho Mendes, encarregado pelo Serviço Educativo do Museu. Ao longo da visita guiada, as alunas puderam contemplar as diversas obras de arte em escultura e pintura Flamenga, datando as últimas do século XV ao século XVI.








quarta-feira, 13 de julho de 2011

Iniciação do III Curso da Oficina de Costura

Teve início, no dia seis de Julho de 2011, o terceiro Curso da Oficina de Costura da Universidade Sénior de Machico, sob a responsabilidade da Formadora Maria da Luz Gonçalves.
Este primeiro encontro, entre formadora e formandas teve como objectivo proporcionar um conhecimento mútuo e fazer uma breve exposição dos objectivos das aulas. As alunas foram informadas acerca das questões referentes ao funcionamento da oficina e teve-se presente as suas expectativas e motivações no que se refere à aprendizagem da costura.




Iniciação ao IV Curso da Oficina dos Pontos

No dia quatro de Julho de 2011 deu-se início ao IV Curso da Oficina dos Pontos, da Universidade Sénior de Machico.
Esta Oficina, da responsabilidade da Formadora Fátima Castro, tem como objectivo proporcionar a aprendizagem das formandas dos diferentes pontos de bordado à mão, bem como fomentar um espaço de convívio e participação social.
Este primeiro encontro consistiu numa breve apresentação entre a formadora e as formandas, bem como exibição de alguns trabalhos já realizados. O Sr. Presidente, Dr. Ricardo Sousa dirigiu-se ao Salão Nobre da Junta de Freguesia de Machico para dar as “boas vindas” às alunas, que se mostraram muito entusiasmadas.





Oficina das Actividades Lúdico Recreativas - Comemoração do São João

No dia 29 de Junho de 2011 realizou-se, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Machico, um convívio comemorativo alusivo aos Santos Populares.
Os alunos da turma I, da Oficina das actividades lúdico-recreativas, sob a responsabilidade da Dra. Helena Gouveia, foram desafiados para um concurso de quadras e tiveram de testar os seus conhecimentos de rima e poesia.
Em simultâneo ao concurso de quadras houve oportunidade para dança e um lanche organizado pelos mesmos. No final, os alunos foram premiados com uma flor e considerados “vencedores” pelas habilidades demonstradas.








Participação da Tunisénior nas Marchas dos Santos Populares 2011

Teve lugar no dia vinte e oito de Junho de 2011, no Largo da Praça, mais uma iniciativa que objectivou a comemoração das festas alusivas aos Santos Populares.
Este evento promovido e organizado pela Junta de Freguesia de Machico contou com o apoio da Câmara Municipal de Machico, em parceria em com a Casa do Povo e o Grupo de Folclore de Machico.
A Tunisénior, da Universidade Sénior de Machico também esteve presente. As alunas desfilaram os seus lindos vestuários, que foram de autoria e construção das próprias.