Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

terça-feira, 28 de junho de 2011

Actuação da Tunisénior na Missa de Encerramento do Projecto "Um dia pela Vida"

No dia 24 de Junho de 2011, pelas 19h00 min decorreu na Igreja de Machico uma Missa de Encerramento do Projecto Um dia Pela Vida.
A missa foi presidida pelo Cónego Manuel Martins e animada pelo grupo coral Flores de Maio. A cerimónia contou com a participação especial do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Machico, Dr. Ricardo Sousa e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Machico, Engenheiro António Olim, bem como dos elementos das equipas do referido projecto.
No final, a Tunisénior da Universidade Sénior de Machico brindou-nos com o hino oficial do Projecto Um dia pela Vida, denominado “Juntos pela Vida”.





terça-feira, 21 de junho de 2011

Oficina de História - Visita de Estudo à Capela do Sagrado Coração de Jesus

As alunas da Oficina de História tiveram ontem a oportunidade de visitar a Capela do Sagrado Coração de Jesus, localizada no Sítio dos Cardais, e a Igreja de Santa Beatriz, em Água de Pena.
Na chegada à Capela, a Professora Dulce Andrade fez uma contextualização dos principais aspectos históricos relacionados com a mesma, nomeadamente, o seu ano construção e edificação.
Após a visita à Capela, as alunas em conjunto com a formadora deslocaram-se para a Igreja de Santa Beatriz. Foram também destacados os principais acontecimentos históricos e culturais associados à Igreja.




Conclusão do III Curso da Oficina das Agulhas

No dia quinze de Junho deu-se por concluído o III Curso da Oficina das Agulhas.
A entrega dos certificados decorreu no salão de actividades da Junta de Freguesia de Machico. O vice-presidente da Junta de Freguesia de Machico, Sr. Jordão Silva procedeu à entrega dos mesmos, em conjunto com a Formadora Fátima Castro.
Após a entrega dos certificados realizou-se um convívio entre a formadora e as formandas. 





terça-feira, 14 de junho de 2011

Oficina de Cinema - Sessão Temática sobre a Osteoporose

Na passada quinta-feira, dia 9 de Junho realizou-se, no âmbito da Oficina de Cinema, uma sessão temática de sensibilização sobre a Osteoporose.
A palestra decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Machico. O Sr. Presidente Dr. Ricardo Sousa dirigiu-se ao salão e deu uma palavra de agradecimento especial à Enfermeira Lisa pela sua participação na mesma.
A Enfermeira abordou o tema junto das alunas da Oficina e algumas convidadas, tendo alertado para a importância da prevenção precoce da doença e dos benefícios de uma alimentação saudável.
 No final da palestra houve oportunidade para preenchimento de um questionário, que teve como objectivo verificar os conhecimentos apreendidos ao longo da mesma.




segunda-feira, 13 de junho de 2011

Oficina de História - Visita à Capela de São Sebastião

No âmbito da Oficina de História realizou-se no dia sete de Junho uma visita de estudo à Capela de São Sebastião, localizada no Largo de São Sebastião, e à Igreja Paroquial de São Sebastião (Igreja Nova), localizada na Rua da Igreja Nova, no Caniçal.
Inicialmente, a Professora Dulce Andrade mostrou a Capela de São Sebastião onde foram destacados os aspectos históricos relacionados com o seu ano de construção e edificação. Seguidamente, as alunas juntamente com a Professora efectuaram o percurso para a Igreja Paroquial, onde aproveitaram para contemplar o património.
Após a visita realizou-se um passeio a pé pelos arredores e houve espaço para convívio entre os elementos.





Oficina das Actividades Lúdico Recreativas - Visita ao Parque Desportivo de Água de Pena

No dia sete de Junho, as alunas da “Oficina dos Jogos” tiveram a oportunidade de visitar o Parque Desportivo de Água de Pena, localizado em Água de Pena, em Machico.
As alunas fizeram-se acompanhar pela responsável da oficina, Helena Gouveia e a formadora Maria Viveiros. Inicialmente realizou-se um passeio a pé pelo parque desportivo e, posteriormente, houve espaço para convívio e a realização de um jogo lúdico.






quinta-feira, 2 de junho de 2011

Actuação da Tunisénior no Programa Madeira Viva

No dia trinta e um de Maio de 2011, a Tunisénior da Universidade Sénior de Machico esteve presente no Programa Madeira Viva.
Este evento contou com a participação especial da Tunisénior, do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Machico, Dr. Ricardo Sousa, da Dra. Helena Jardim e de uma aluna da Universidade Sénior de Machico, Fátima Victor.
No debate foi alvo de discussão o Projecto “Um dia Pela Vida” e os aspectos relacionados com o voluntariado na Universidade Sénior, ao nível do funcionamento das oficinas e da participação e implicação dos alunos nas actividades que são desenvolvidas.
A Tunisénior brindou-nos inicialmente com o hino do Projecto “Um dia Pela Vida”, intitulado “Juntos pela Vida” e no final com a música o “Lencinho”.