Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

terça-feira, 31 de maio de 2011

Visita à Residência Sénior - Quinta da Cova do Milho

No dia vinte e seis de Maio realizou-se uma visita à nova Residência Sénior, a Quinta da Cova do Milho, localizada no Santo António da Serra.
O objectivo da visita teve em vista proporcionar a interacção dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Machico com os alunos da Universidade Sénior de Machico.
As alunas da Oficina de Pintura em tecido fizeram-se acompanhar das formadoras Gorete Barreto e Maria Viveiros. Na chegada à Residência, a Dra. Joana Rodrigues fez as devidas apresentações e mostrou-lhes o local, bem como as instalações que servem de residência para alguns utentes da Santa Casa da Misericórdia de Machico.
No final realizou-se um convívio entre ambas as partes e houve oportunidade para um lanche.






quarta-feira, 25 de maio de 2011

Oficina de Solidariedade - "IV Encontro de Idosos"

Decorreu entre os dias 18 e 19 de Maio, o “IV Encontro de Idosos”. Esta iniciativa, promovida e organizada pela Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal (ADCF) visou fomentar a participação activa da Comunidade Sénior da RAM, mais propriamente das várias Instituições que lidam com idosos na Região.
A Universidade Sénior de Machico, representada por três elementos da Oficina de Solidariedade e respectivas formadoras, bem como pelo Sr. Presidente Dr. Ricardo Sousa esteve presente na sessão dos oito painéis temáticos. No painel foram discutidos os aspectos relacionados com “O Medo da Dependência / Família e Redes Sociais”.
Ao longo da discussão verificou-se um grande esforço e participação por parte dos elementos, que deram contributos e experiências vividas sobre o tema em estudo.





Projecto "Um dia pela Vida" - Gincana pela Saúde

No âmbito do Projecto “Um dia pela Vida” realizou-se no dia 20 de Maio uma “Gincana Pela Saúde”, que consistiu numa série de jogos tradicionais e lúdicos.
Este evento, promovido e organizado pela equipa “Unidas pela Vida” contou com a colaboração e apoio da Junta de Freguesia de Machico, mais propriamente do Sr. Presidente Dr. Ricardo Sousa, e com o patrocínio do Supermercado Pingo Doce, de Machico.
As actividades realizadas na gincana objectivaram a sensibilização da população em geral para a Luta Contra o Cancro e a angariação de fundos para esta causa. Pretendeu-se ainda promover a importância da adopção de estilos de vida saudáveis, através do jogo e do lazer.
No final da Gincana houve espaço para a entrega de prémios e um convívio que reuniu todas as equipas que participaram no evento.





segunda-feira, 23 de maio de 2011

Oficina de História - Visita à Capela da Quinta de Sant' Ana

No âmbito da Oficina de História decorreu, no dia 17 de Maio, uma visita de estudo à Capela da Quinta de Sant’ Ana, localizada no sítio da terça, em Machico.
As alunas, juntamente com a professora Dulce Andrade foram recebidas pela Directora da Escola, a Irmã Teresa Gomes. Após as apresentações, as alunas dirigiram-se para a capela e a Professora Dulce fez uma apresentação da mesma. Destacaram-se os aspectos referentes ao seu ano de construção e edificação.
No final, as alunas aproveitaram para passear pela escola e pelos arredores, gozando a linda vista.




quinta-feira, 19 de maio de 2011

Actuação Tunisénior Fórum Machico

Decorreu no dia 16 de Maio a abertura oficial da 5ª EDIÇÃO DA FEIRA DA SAÚDE de Machico.
Esta iniciativa, promovida e organizada pela Junta de Freguesia de Machico contou com a participação do público em geral, das entidades oficiais, do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Machico, Dr. Ricardo Sousa, bem como do Vice-presidente da Câmara Municipal de Machico, Engenheiro António Luís Olim.  
A Tunisénior brindou-nos na sessão de abertura com as músicas: “Juntos pela Vida”, O “Lensinho” e “Laurindinha”.






 

Oficina de Cinema - Acção de Formação "Bem-Estar e Participação Activa na Terceira Idade"

Na passada sexta-feira, dia 13 de Maio decorreu no âmbito da oficina de cinema uma acção de formação respeitante à temática Bem-Estar e Participação Activa na Terceira Idade.
A Enfermeira Lisa Graciela, em conjunto com a formadora Maria Viveiros abordaram esta temática e realçaram a importância do manter-se activo e participativo a nível social na terceira idade, bem como a adopção de estilos de vida saudáveis para uma vida plena e sã.
As alunas tiveram a oportunidade de visualizar um vídeo sobre “estilos de vida saudáveis”. Houve ainda espaço para a realização de uma dinâmica grupal e um debate sobre o tema em estudo.




terça-feira, 17 de maio de 2011

Abertura do Décimo Primeiro Curso da Oficina de Informática

Deu-se início, no dia dez de Maio de 2011 à abertura do décimo primeiro Curso de Iniciação à Informática.
O Sr. Presidente Ricardo Sousa dirigiu-se à sala de Informática da Junta de Freguesia de Machico para dar as “boas vindas” aos alunos, que aguardavam ansiosamente para começar a aula.
O Sr. Engenheiro Hugo Silva, responsável pela oficina procurou, neste primeiro encontro, fazer uma breve apresentação grupal, tendo presente as expectativas dos alunos sobre o funcionamento e o decorrer da mesma.
Os alunos tiveram a oportunidade de iniciar alguns conceitos básicos de informática, bem como a exploração do Programa Paint, onde aproveitaram para fazer alguns desenhos.




Iniciação do II Curso da Oficina de Pintura em Tecido

No dia dez de Maio de 2011 ocorreu a abertura do II Curso da Oficina de Pintura em Tecido, respeitante às alunas da Turma II.
O Sr. Presidente Ricardo Sousa dirigiu-se à sala de Actividades da Junta de Freguesia de Machico para dar as “boas vindas” às formandas e transmitir-lhes uma palavra de motivação para a iniciação do curso.
As alunas em conjunto com a formadora Gorete Barreto aproveitam para conhecer-se melhor e esclareceram-se alguns aspectos relacionados com o decorrer e funcionamento da Oficina. Houve também oportunidade para as formandas visualizarem algumas pinturas em tecido.




Iniciação do II Curso da Oficina de Pintura em Tecido

No dia nove de Maio de 2011 deu-se início à abertura do II Curso da Oficina de Pintura em Tecido. 
O Sr. Presidente Ricardo Sousa dirigiu-se à sala de actividades da Junta de Freguesia de Machico para dar as "boas vindas" às formandas e uma palavra de apreço e motivação para a iniciação do curso.
Seguidamente houve espaço para apresentação entre as alunas e a formadora, Gorete Barreto. A Professora informou as alunas acerca dos aspectos relativos ao funcionamento das aulas e mostrou-lhes algumas pinturas em tecido.




quinta-feira, 12 de maio de 2011

Oficina de Cinema – Visita à Biblioteca Municipal de Machico

Na passada sexta feira, dia seis de Maio, as alunas da Oficina de Cinema tiveram a oportunidade de visitar a Biblioteca Municipal de Machico.
Na chegada à biblioteca, as alunas em conjunto com a Formadora Maria Viveiros foram recebidas pela responsável, Dra. Isabel Sá e a sua colaboradora Sofia Silva. Sendo feita uma breve apresentação do espaço e dos recursos disponíveis.
Após a apresentação procedeu-se à leitura de uma história, intitulada – “Uma  viagem pela Madeira”. A Dra. Isabel Sá, em conjunto com a colaboradora deu “asas à imaginação” e proporcionavam um momento de diálogo lúdico, onde a ênfase esteve centrada nos aspectos respeitantes ao património cultural Madeirense.





segunda-feira, 9 de maio de 2011

Conclusão do Curso da Oficina de Pintura em Tecido

Decorreu no dia 05 de Maio de 2011, na sala de actividades da Junta de Freguesia de Machico, a entrega dos certificados das alunas da turma II da Oficina de Pintura em Tecido. O Sr. Presidente Ricardo Sousa, em conjunto com a Formadora Gorete Barreto precedeu à entrega dos mesmos e felicitou as alunas pelo trabalho desenvolvido ao longo do curso.
De realçar que a aluna Lídia Aveiro, em homenagem à Formadora, escreveu uma poesia sobre o funcionamento da Oficina, manifestando o seu apreço e agradecimento por ter frequentado o curso.
As alunas ofereceram à professora uma lembrança simbólica e no final houve espaço para um convívio.





quinta-feira, 5 de maio de 2011

Actuação da Tunisénior no Largo do Município

Decorreu no dia quatro de Maio de 2011, entre as 10h:00min e as 16h:00min, no Largo do Município, a IX Edição dos Encontros com o Futuro Profissional.
Esta iniciativa contou com a colaboração e organização da Junta de Freguesia de Machico e dos Clubes de Emprego e UNIVAS da Região Autónoma da Madeira, apoiados pela Secretaria Regional dos Recursos Humanos.
No evento verificou-se a participação do público em geral, do Comando da Zona Militar da Madeira, do Presidente da Junta de Freguesia de Machico, Dr. Ricardo Sousa, bem como do Secretário Regional dos Recursos Humanos, Dr. Brazão de Castro
Por volta das 15h00 min, a Tuna da Universidade Sénior de Machico brindou-nos com o hino da Tunisénior.