Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Espectáculo Sénior no Centro Cívico do Caniçal

A Tunisénior recebeu um convite para participar no “Espectáculo Sénior”, organizado pela Câmara Municipal do Funchal, que teve lugar, no passado dia 28 de Janeiro, no Auditório do Centro Cívico do Caniçal.
Este evento reuniu em palco vários grupos e talentos (teatro, canto, animação):
·         Grupo de Música de São Gonçalo (Rapsódia);
·         Grupo de Teatro de São Gonçalo;
·         Grupo de Música do Ginásio da Barreirinha (Rapsódia);
·         Tunisénior da Universidade Sénior de Machico.












quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Oficina de Pintura em Tecido

A pintura em tecido é uma técnica artesanal que tem vindo a despertar interesse em todas as faixas etárias. Como já seria de esperar as alunas da Universidade Sénior de Machico não ficaram indiferentes a esta novidade. Tal foi a adesão que tentou-se dar resposta a esta procura e então abriu-se duas turmas que estarão a cargo da Formadora Gorete Barreto.
A primeira aula foi dedicada às apresentações e a formadora distribuiu uma lista do material que será utilizado.
A formadora mostrou às seniores alguns dos seus trabalhos para elucidá-las das variadíssimas possibilidades de trabalho que têm ao seu dispor.


Turma I

Turma I

Turma I


Trabalhos


Turma II

Turma II

Turma II


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Oficina de História – 1ª aula

A Oficina de História, leccionada pela Professora Dulce Andrade, começou no dia 18 de Janeiro e conta já com 15 inscritos.
O Sr. Presidente Ricardo Sousa deu as boas-vindas aos alunos e à professora que aceitou este desafio com muito agrado por ser uma amante de História.
A professora apresentou o programa aos alunos explicando que irá começar pela História da Madeira, mais concretamente do particular para o geral. Por conseguinte, o Concelho de Machico abrange 5 freguesias: Machico, Porto da Cruz, Caniçal, Água de Pena e Santo António da Serra.
Inicialmente as aulas irão englobar os seguintes pontos de interesse, como forma de suscitar a curiosidade nos formandos:

·         Igrejas e capelas;
·         Solares;
·         Fortes;
·         Fontenários;
·         Pontes;
·         Ruas.

Esta oficina terá uma componente prática, isto é, após a explicação da aula teórica os formandos terão oportunidade de visitar presencialmente os locais em estudo.




sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Oficina de Alfabetização

Após uma breve paragem da Oficina de Alfabetização eis que chegou o momento mais esperado pela turma … tivemos a presença de uma nova voluntária para dar seguimento ao trabalho anteriormente iniciado.
Foi com muito entusiasmo e satisfação que receberam a nova professora Dr.ª Flávia Sousa, que a partir de agora ficará responsável pela oficina.
A primeira aula serviu para os seniores começarem o ano da melhor forma, dando início com uma revisão geral da matéria leccionada anteriormente.


RTP Madeira - “Madeira Viva”

A Dona Lídia Aveiro e o Sr. José de Sousa, seniores da Universidade Sénior de Machico, foram convidados a prestar o seu depoimento sobre as novas tecnologias no programa “Madeira Viva” da RTP Madeira, no passado dia 11 de Janeiro.
O debate foi em torno das redes sociais e do uso da internet como forma de combate à solidão e ao isolamento.

Estivemos reunidas 10 alunas
Para poder aprender
O curso de iniciação
Com vontade de saber
(…)
Hoje é um dia especial
Que vim à televisão
Desejo a todos um bom ano
E as melhoras ao Sr. Doutor Alberto João

Lídia Aveiro



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Oficina de Sombras Chinesas: Animação, Aprendizagem e Espaço Lúdico

Em breve teremos na Junta de Freguesia de Machico uma nova oficina designada “Oficina de Sombras Chinesas: Animação, Aprendizagem e Espaço Lúdico”.
Aquilo que se pretende numa primeira fase é dar a conhecer aos alunos a origem do Teatro de Sombras Chinesas e as técnicas de manuseamento das figuras. Posteriormente cada sénior irá elaborar uma figura, com o objectivo de utilizá-la no teatro.

Inscrições: Junta de Freguesia de Machico
Horário da Oficina: Segundas e Quintas das 10h:00m às 11h:00m
Data Prevista para Iniciação: Fevereiro 2011