Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Oficina de Inglês – Curso IV (iniciação)

No dia 29 de Junho teve início o IV Curso de Iniciação de Inglês, leccionado pela Drª Maria Viveiros.

O Sr. Presidente Ricardo Sousa dirigiu-se à sala para dar as boas-vindas aos novos alunos. De seguida fizeram-se as respectivas apresentações professor/alunos através de uma dinâmica orientada pela professora.

Nesta primeira abordagem ao Inglês os alunos tiveram oportunidade de expressar as suas expectativas e a professora introduziu o tema projectando imagens dos monumentos mais emblemáticos da cidade londrina.





segunda-feira, 28 de junho de 2010

Oficina de Solidariedade

Na manhã do dia 28 os seniores da Oficina de Solidariedade, sob orientação da Drª Maria José, reuniram-se para colaborar na organização do espaço destinado ao armazenamento dos bens materiais para posterior entrega aos que mais precisam.

Para concretizar esta iniciativa a dedicação e esforço, por parte de todos, foram dois aspectos fulcrais.





Santos Populares 2010

A Junta de Freguesia de Machico, em parceria com a Casa do Povo de Machico, e com o apoio da Câmara Municipal de Machico celebrou, ontem, no Largo da Praça, os Santos Populares.

Estas comemorações iniciaram com as tradicionais Marchas Populares. De seguida assistiu-se à actuação da Tuna da Casa do Povo, actuação da Tunisénior (Tuna da Universidade Sénior de Machico), actuação da Tuna da Banda Municipal de Machico e participação do Grupo Folclore de Machico e do Grupo de Fados de Machico. Foi um final de tarde bem passado com a animação musical de Jorge Canha.












quarta-feira, 23 de junho de 2010

Concurso de Marchas Populares 2010

Na tarde do dia 23 de Junho houve um Concurso de Marchas Populares no Centro Social e Paroquial das Preces.
Este convívio inserido nas comemorações dos Santos Populares contou com a participação dos seguintes grupos:

• Centro Social e Paroquial das Preces;
• CAO – Centro de Actividades Ocupacionais de Machico;
• Escola EB1/PE dos Maroços;
• Santa Casa da Misericórdia de Machico;
• Estabelecimento Nossa Senhora do Bom Caminho;
• Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz.

Os elementos do júri foram o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Machico Ricardo Sousa, a Assistente Social Fátima Soares, a Delegada Escolar Fátima Correia, o Sr. Padre António Ramos e o Vereador da Câmara Municipal de Machico Zeferino Nóbrega.

Após as marchas a Tunisénior (Universidade Sénior de Machico), orientada pela Professora Ana Gil, actuou e divertiu os grupos presentes.




















Dinâmicas de Grupo

Esta manhã os alunos da Oficina de Actividades Lúdico-recreativas, orientados pela Drª Helena Gouveia, realizaram uma série de dinâmicas de grupo.
Estes jogos tiveram como objectivo o desenvolvimento de técnicas e de competências pessoais integrados na dança contemporânea. Trabalhou-se a criatividade dos alunos, o seu espírito de grupo e a sua capacidade motora.




segunda-feira, 21 de junho de 2010

Gincana pela Saúde

No passado dia 17 de Junho realizou-se, em frente ao Fórum Machico, a Gincana pela Saúde inserida no âmbito da IV Feira da Saúde. Esta actividade contou com a participação de cerca de 25 seniores e 6 elementos do Centro de Actividades Ocupacionais de Machico.
A concretização deste evento foi possível graças aos colaboradores que orientaram as várias actividades.

No final dos jogos houve um convívio para todos aqueles que contribuíram para a realização da Gincana e entregaram-se medalhas de 1º, 2º e 3º lugar.






1º Classificado

2º Classificado

3ºClassificado

Visita à Feira da Saúde

Alguns dos seniores da oficina de Actividades Lúdico-recreativas, em conjunto com a Dr.ª Helena Gouveia, visitaram a Feira da Saúde, no dia 16 de Junho.


Abertura da IV Feira da Saúde

A Tunisénior teve o privilégio de actuar na sessão de abertura da 4ª edição da Feira da Saúde a ser realizada no Fórum Machico entre os dias 14 e 18 de Junho.



sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ida à RTP Madeira

No passado dia 9 de Junho o Sr. Presidente Emanuel Ricardo Franco Sousa e a Tunisénior (tuna da Universidade Sénior de Machico) em conjunto com a Professora Ana Gil dirigiram-se às instalações da RTP Madeira para participarem no programa “Lado a Lado”.

O Sr. Presidente Ricardo Sousa falou sobre a Feira da Saúde, nomeadamente os seus objectivos, parceiros, rastreios e todas as actividades programadas para essa semana.

A Tunisénior actuou no início e no final do programa. As músicas interpretadas foram dois originais: “Hino da USM” e “Fita Preta”.