Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sessão de Esclarecimento "Aorta é Vida" adiada

Por todos os danos causados pelo mau tempo por toda a Ilha da Madeira e devido à impossibilidade de participação de outras entidades sediadas no Funchal na sessão de esclarecimentos "Aorta é Vida" , resolveu-se por bem adiar a sessão. Assim que houver uma data alternativa esta será divulgada.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

As nossas mais sentidas condolências às famílias afectadas na Madeira

Depois da tempestade que assolou a Madeira e deixou um rasto de destruição em alguns concelhos, a população madeirense, mais uma vez, manifestou a sua solidariedade. Roupas e alimentos têm sido doados àqueles que neste momento se encontram desprovidos de um lar, dos seus bens mais básicos e de alimentos.
Nós, Universidade Sénior, Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Machico, juntámo-nos a esta onda de entreajuda e estamos a fazer a recolha de roupas e produtos alimentícios. Ajude e deixe o seu contributo na Junta de Freguesia de Machico.

Sessão de Esclarecimento sobre Aneurismas da Aorta Abdominal

A Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) e a Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular lançaram, recentemente, a primeira campanha de alerta para os aneurismas da aorta abdominal, a campanha “Aorta é Vida”. Os seus principais objectivos são o de sensibilizar os portugueses para este problema, alertar para os seus factores de risco, aumentar os diagnósticos precoces e diminuir o número de mortes por ruptura de um aneurisma.
Realizar-se-á, assim, uma sessão de esclarecimentos na USM, agendada para o dia 5 de Março, pelas 16h. Visamos abranger não só os seniores da nossa universidade mas também a restante população, sobretudo a de maior risco (idosos a partir dos 60 anos).

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Início da nova Oficina – Actividades Lúdico – Recreativas

No dia 10 de Fevereiro de 2010, a Universidade Sénior de Machico (USM) deu início à Oficina de Actividades Lúdico – Recreativas que tem como principal objectivo divertir o grupo, promover o convívio e divulgar os conhecimentos e saberes.

Esta Oficina está vocacionada principalmente para o lazer e o entretenimento. Desta forma o sénior irá fortalecer as suas relações sociais e o desenvolvimento comunitário.

Os jogos, as histórias, as brincadeiras, entre outras actividades recreativas, irão fazer com que os seniores criem novos hábitos e fiquem mais motivados com as actividades diárias. Assim, o sénior irá melhorar a sua auto-estima, a sua comunicação e o bem-estar físico e mental em geral.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Baile de Carnaval 2010 - "Velhos são os trapos"

Atenção:
Devidos às condições climatérias adversas as Festa de Carnaval foi adiada do dia 18 de Fevereiro para o dia 22 de Fevereiro, pelas 16h:00min, na discoteca La Barca.

Para dar continuidade à festa que é o Carnaval, os séniores da USM marcarão presença, a convite da Câmara Municipal de Machico, no baile de Carnaval "Velhos são os trapos" a realizar-se no dia 22, pelas 16h:00min, na discoteca La Barca.





domingo, 14 de fevereiro de 2010

Universidade Sénior de Machico - Carnaval 2010

Carnaval 2010 - Universidade Sénior de Machico e Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora das Preces

O Carnaval de Machico saiu à rua e mais uma vez os seniores da Universidade Sénior de Machico e do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora das Preces fizeram juz ao velho ditado: "Velhos são os trapos!"
Parabéns a todos pelo excelente desfile!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Visita da Tunisenior ao Hospital Dr. João de Almada

      A Tuna da Universidade Sénior de Machico visitou, no passado dia 29 de Janeiro, o Hospital Dr. João de Almada e brindou os seus utentes com uma excelente actuação. Os temas apresentados foram os habituais, com destaque para a música de Carnaval com que este ano vão desfilar a Tunisenior e os utentes do Centro Social e Paroquial da Nossa Senhora das Preces.


      Tendo em vista o principal objectivo do Hospital Dr. João de Almada, promover a integração da pessoa com perda de autonomia prevenindo o seu isolamento e marginalização social, a Tunisenior, na regência da Professora Ana Gil, animou os utentes desse hospital e arrancou deles um sorriso grato e feliz.

      Da nossa passagem pelo Hospital Dr. João de Almada ficou um só desejo: “que todas as famílias zelem pelos seus seniores e lhes proporcionem, enquanto puderem, uma velhice digna e feliz”.

Claudia Pão