Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Roteiro Cultural ao Funchal IV

Visita:



  • Centro Cívico e Cultural de Santa Clara – Universo de Memórias de João Carlos Abreu;


  • Casa – Museu Frederico de Freitas;


  • Museu Quinta das Cruzes.

      A USM realizou no passado dia 25 de Setembro, o IV Roteiro Cultural ao Funchal e contou com a presença de 20 seniores.
À semelhança do Roteiro Cultural III, este grupo de seniores teve a possibilidade de visitar a Casa-Museu Frederico de Freitas, bem como o Centro Cívico e Cultural de Santa Clara – Universo de Memórias de João Carlos Abreu.

      Após a visita a estes espaços culturais, aproveitámos para descansar no magnífico Jardim do Museu Quinta das Cruzes, ao som de um Orquestrofone (instrumento mecânico - musical de finais do séc. XIX, adquirido pelo Visconde do Cacongo, em 1900).
Este Jardim, de inspiração romântica, contempla-nos com caminhos de calçada tipicamente madeirense, grutas, fontanários construídos em pedra de fajôco, um miradouro com vista para a baía do Funchal, entre outras curiosidades.

Carina Silva



Visita à Casa - Museu Frederico de Freitas



Visita ao Universo de Memórias João Carlos Abreu



Jardim da Quinta das Cruzes



Grupo do Roteiro Cultural ao Funchal IV

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia Mundial do Doente de Alzheimer

Actividade: Visualização do filme Longe dela


      Para assinalar o Dia Mundial do Doente de Alzheimer (21 de Setembro), a Junta de Freguesia de Machico, no âmbito da USM, projectou um filme alusivo à doença de Alzheimer que retratou não só o ponto de vista do portador dessa doença como também a experiência vivida pelos familiares que o acompanham.

      Foi um filme comovente, com uma história de vida marcada por um amor e respeito profundos, ao qual a plateia assistiu, muito comovida. No final, foram tecidos comentários acerca do filme e cada espectador recebeu uma flor como sinal de respeito a todos os que passam por tal provação.

Claudia Pão




domingo, 20 de setembro de 2009

"Tunisenior"

"Tunisenior” – Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Machico.


      Em todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.
      É neste sentido que, a Junta de Freguesia de Machico, no âmbito da USM, procura demonstrar através da Tunisenior (grupo de cantares da Universidade Sénior de Machico), a sua mais recente iniciativa, organizada pela Professora Ana Gil.

      A Tunisenior conta neste momento com a presença de 25 Seniores e tem vindo a participar em diversas actividades musicais, estando a mais recente ligada às festas dos Santos Populares. Neste contexto, gostaríamos de salientar que a satisfação, o resultado positivo e a alegria demonstrada nas actividades facilitou, sem dúvida, o desenvolvimento dos conteúdos da música e revelaram ser um importante factor de crescimento.
      No entanto, gostaríamos de salientar que a USM irá dar continuidade a esta excelente iniciativa, em Outubro de 2009, onde teremos o prazer de anunciar um novo projecto desenvolvido pela Professora Ana Gil, o qual pretende aliar a música ao teatro.

Carina Silva

















quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pedipaper Cultural em Machico

      No passado dia 3 de Setembro de 2009, a Junta de Freguesia de Machico promoveu uma actividade, no âmbito da Universidade Sénior de Machico (USM), denominada “I Pedipaper Cultural da USM em Machico” e que contou com a participação de 24 seniores.


      Pontos de referência como a Capela de São Roque, o largo da Igreja Matriz, o jardim da Câmara Municipal, o Núcleo Museológico do Solar do Ribeirinho, a praça Dr. José António d’Almada e a recente praia da Banda d’Além foram alvo da visita dos seniores, onde procuraram responder às questões relacionadas com cada local e se divertiram com os jogos que para eles foram preparados: o jogo do saco, o jogo das cadeiras, saltar à corda, o jogo da mímica, do pneu, do puzzle, as canções, entre outros.

      Este Pedipaper Cultural foi um jogo que nos levou a conhecer melhor o sítio onde nos encontramos pois despertou-nos para detalhes do património cultural de que julgávamos ter conhecimento.

      Terminámos a actividade na Junta de Freguesia, local onde foi feito um pequeno convívio com as equipas participantes e com os colaboradores da organização do jogo, a quem desde já a USM agradece a cooperação. Foram também distribuídos certificados de participação para os seniores e os três primeiros classificados ganharam uma pequena Taça como símbolo daquela vitória.

Cláudia Pão



Jogo do Pneu


Jogo do Saco


Equipa vencedora