Viver Mais e Melhor!


Rede de Universidades de Terceira Idade

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Oficina de Alfabetização Sénior

      Tendo em conta o grande interesse dos seniores relativamente às Oficinas que já se encontram em funcionamento, a Universidade Sénior de Machico (USM) optou por criar uma nova actividade: a Oficina de Alfabetização Sénior.

      A alfabetização é um elemento fundamental para o desenvolvimento da comunicação e é, visivelmente, um factor importante para nos sentirmos integrados na sociedade actual.
      De uma forma mais abrangente, a alfabetização resume-se ao acto de ler, escrever e falar, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento.
      Deste modo, colocámos à disposição dos seniores da USM esta oficina, onde esta dará a oportunidade para os mesmos terem a capacidade de tomada de decisões que lhes permitirá resolver de modo autónomo os problemas do dia-a-dia, com vista à participação social.

      Assim, o sénior sairá fortalecido para viver e trabalhar com dignidade e melhorar a sua qualidade de vida.

Carina Silva.





sábado, 11 de julho de 2009

Oficina de Inglês Sénior

      A Oficina de Inglês Sénior é uma nova iniciativa da Junta de Freguesia de Machico, inserida no âmbito do projecto da Universidade Sénior de Machico (USM).

      Esta oficina pretende dotar os seniores de conhecimentos básicos e práticos da língua Inglesa.

      Tem como principais objectivos promover a comunicação entre povos de várias nacionalidades (atendendo ao grande fluxo turístico que se regista na região); facilitar e melhorar a comunicação inter-geracional; descobrir, adquirir e/ou desenvolver potencial no uso da língua Inglesa e satisfazer curiosidades intelectuais que motivam e despertam para a vida no dia-a-dia.
      Esta Oficina foi criada com o intuito de fornecer aos seniores a oportunidade de aprender uma língua estrangeira, tendo em conta também, que muitos deles têm familiares no estrangeiro, nomeadamente netos e sobrinhos que não falam português e muitas vezes surge uma grande necessidade de se comunicarem.

      Neste sentido, a Oficina de Inglês Sénior irá ao encontro destas necessidades que visam, acima de tudo, proporcionar aos Seniores maiores conhecimentos, para assim, aplicá-los num futuro próximo.

Carina Silva













sexta-feira, 10 de julho de 2009

Oficina de Solidariedade

      A Universidade Sénior de Machico (USM) tem vindo a desenvolver várias actividades de carácter social. Desta vez surgiu a ideia de criar uma oficina que vá ao encontro de quem mais necessita, a Oficina da Solidariedade.
      Após a reforma, os seniores têm mais tempo livre, deste modo, considerámos pertinente fazer com que este tempo seja empregue de uma forma útil e solidária.
      O sénior reúne muitas habilidades, saberes que poderão ser úteis nesta oficina, por exemplo, junto das crianças poderão ser “Contadores de histórias”, “Transmissores da sabedoria popular”, “Professores de artes”, entre outros.

      Lançamos o desafio ao público sénior para que se inscrever nesta Oficina que tem por objectivo intervir a vários níveis, destacando-se: na comunidade, nas instituições e no domicílio.

      Esta Oficina visa reunir não só seniores, mas também associações, empresas e todos os que estejam interessados em ingressar num projecto desta natureza.

      O apoio que pretendemos prestar a quem mais precisa irá desde:

– Bens alimentares;

– Vestuário;

– Mobílias;

– Electrodomésticos;

– Companhia;

– Visitas a instituições de crianças;

– Entre outros.

Sandra Carvalho.